19/07/2021

Uma das primeiras lições que os empreendedores do e-commerce devem aprender é que, mais do que a entrega do produto na casa do cliente, o frete da loja online faz parte de toda a estratégia do negócio.

Para começar, cada vez mais as condições das entregas – tanto em relação ao custo, quanto ao prazo de chegada – fazem parte da decisão de compra do consumidor. Ou seja, se essas informações não estiverem claras na loja virtual, pode ter certeza de que o público vai procurar outro site para fazer o pedido.

Aliás, isso vale não só para as informações sobre o frete. Na verdade, o consumidor espera encontrar um site de navegação intuitiva, que facilite todas as etapas da jornada de compra e que contemple tudo o que ele precise saber antes de fechar um pedido.

A agilidade também é outra peça importante nesse cenário. Embora boa parte do público já saiba que a espera pelo produto vai ser mais longa, principalmente em comparação a uma loja física, esse período ainda tem um limite para ser encarado como aceitável.

Sem esquecer, claro, que a entrega é a última etapa da compra realizada. Logo, ela também tem papel decisivo na experiência do consumidor. É importante ter em mente que, no comércio eletrônico, a venda só pode ser considerada como concluída quando o produto chega na casa do cliente, de preferência dentro do prazo informado e em perfeitas condições.

A boa notícia é que essas questões são otimizadas com a integração entre a loja virtual e uma plataforma de frete, como o Melhor Envio.


Cálculo de frete na loja virtual

O primeiro benefício de integrar a sua loja virtual com o Melhor Envio é levar a Calculadora de Frete da plataforma para o site do e-commerce, permitindo a cotação do frete durante a realização do pedido.

Antes mesmo de mandar um produto para o carrinho de compras, o seu cliente pode ver quanto vai pagar pelo frete e qual o prazo daquela entrega. Pode parecer um detalhe, mas disponibilizar esse cálculo de frete vai ajudar o lojista a reduzir a taxa de carrinhos abandonados, já que o consumidor fica sabendo o custo total da compra e em quanto tempo vai receber o produto.

É importante saber ainda que, com o Melhor Envio, lojistas e consumidores têm acesso aos serviços de diferentes transportadoras, ganhando mais alternativas para escolher a opção de custo e prazo mais conveniente para aquela compra. E com mais opções disponíveis, as chances do pedido ser finalizado são bem maiores!

Outra ótima notícia é que no Melhor Envio os lojistas encontram condições exclusivas nos serviços das transportadoras parceiras, com direito a frete mais barato para aumentar a competitividade do e-commerce.


Mais agilidade na rotina da loja virtual

Bem, ao levar a Calculadora de Fretes para a loja online, você já garantiu mais praticidade para o seu consumidor.

Mas o Melhor Envio sabe que o lojista também precisa dessa agilidade em todos os processos internos do e-commerce. É por isso que a integração com a plataforma de fretes inclui uma série de ferramentas de automatização, para que várias etapas do processamento dos pedidos sejam realizadas com muito mais facilidade.

Por exemplo, quando um cliente escolher a opção de entrega e finalizar o pedido na loja integrada ao Melhor Envio, tem a possibilidade de a etiqueta de frete ser gerada automaticamente. E então é só realizar o pagamento do serviço e pronto, sua embalagem já pode ficar pronta para a postagem na transportadora escolhida.

Essa automatização tem duas vantagens importantes. A primeira é que as chances de erros causados pelo preenchimento manual das informações são muito menores. E a segunda é que, agilizando os processos internos da loja virtual, o lojista tem mais possibilidades de oferecer uma entrega mais rápida para o público.


Como usar as integrações do Melhor Envio

Os recursos disponíveis variam de acordo com o tipo de integração, mas olha só o que você pode encontrar:


- Cotação de frete direto no site da loja;
- Geração de etiquetas de frete automatizadas, importando informações dos pedidos da loja virtual;
- Aba “Minhas Vendas” no Melhor Envio, que reúne informações sobre pedidos que estão aguardando envio e entregas realizadas.

A equipe do Melhor Envio trabalha constantemente para incluir novas integrações, sempre atendendo aos pedidos dos próprios lojistas, o que confirma o sucesso da ferramenta!

E pode ficar tranquilo: todos os serviços do Melhor Envio são gratuitos e não dependem de um número mínimo de entregas. Qualquer que seja o volume de envios realizados, você paga apenas pelos fretes gerados na plataforma.

Quer simplificar o frete da sua loja virtual? Entre em contato com a nossa equipe e vamos fazer uma integração com o Melhor Envio.