23/03/2021

um estudo do Compre&Confie indicou que o faturamento do e-commerce nesse período cresceu 64% em 2020, chegando a R$ 3,2 bilhões.

Mas, se você pensa que somente as lojas que vendem doces e ovos de chocolate podem aproveitar a Páscoa, você está enganado!

De fato, esses são produtos bastante procurados nessa época. Porém, muitos consumidores aproveitam a data para presentear as pessoas queridas, recorrendo a diferentes tipos de lembranças para isso.

Portanto, independentemente do segmento do seu negócio, a Páscoa pode ser uma ótima oportunidade para trabalhar a criatividade e desenvolver campanhas e promoções especiais para se destacar no mercado.

Para te ajudar nisso, listamos neste artigo 5 dicas para vender mais na Páscoa. Veja!


1. Crie campanhas temáticas

Com ações de marketing estratégicas, é possível aproveitar a Páscoa para impulsionar as vendas do seu e-commerce, mesmo que ele não seja dos segmentos tradicionalmente relacionados à data.

Por isso, pense fora da caixa e elabore campanhas criativas e temáticas, com chamadas atrativas e uma identidade visual personalizada. Tente conectar os seus produtos à Páscoa, usando ideias e símbolos relacionados ao feriado.

Você pode incentivar o consumidor a presentear seus amigos e familiares de uma forma diferente esse ano, além de produzir conteúdos e ações relacionados à data.

Se você tem uma loja que vende maquiagens, por exemplo, pode fazer uma promoção para produtos de cores pastéis (normalmente relacionadas à Páscoa), e divulgar tutoriais de looks utilizando os itens.

Para e-commerces de doces e outros produtos mais tradicionais, vale investir em linhas exclusivas para a data, com edições limitadas de determinados itens e embalagens especiais. Você também pode oferecer a possibilidade de personalizar os presentes, agregando ainda mais valor para o cliente.

O mais importante é direcionar a campanha ao seu segmento, seja de chocolates, roupas, produtos fitness, eletrônicos, brinquedos ou decoração, e ao seu público-alvo.


2. Faça promoções exclusivas

Segundo um levantamento do Opinion Box, 68% das pessoas vão deixar de comprar ovos de chocolate na Páscoa de 2021 devido ao preço elevado.

Por isso, assim como em outras datas comemorativas, oferecer promoções atrativas é uma ótima forma de destacar o seu negócio frente aos concorrentes e atrair os consumidores.

Existem diferentes tipos de benefícios que você pode promover durante o período. Alguns exemplos são:

* descontos em produtos específicos que tenham relação com a data;
*cupons de desconto com o termo “páscoa”;
*frete grátis e condições especiais de pagamento;
* promoções progressivas — quanto mais itens o cliente comprar, maior o desconto que ele recebe.


3. Ofereça brindes especiais

Uma boa forma de encantar os seus consumidores é oferecer brindes temáticos para as compras realizadas no período da Páscoa.

Um bombom, um cartão personalizado e outras lembrancinhas são itens simples que proporcionam uma experiência de compra mais memorável para o cliente, ajudando a fidelizá-lo.

Para compras acima de um determinado valor, você também pode avaliar a possibilidade de oferecer brindes ainda mais atrativos. Esse benefício pode ser anunciado nas suas campanhas de marketing, tornando-as mais chamativas e contribuindo para o aumento do seu ticket médio.


4. Monte kits de produtos

Ainda pensando em aumentar o ticket médio e fazer o seu estoque girar, uma ótima estratégia é montar kits de produtos temáticos, oferecendo descontos especiais para a compra de um combo de itens específicos.

Você pode disponibilizar, por exemplo, cestas com diferentes produtos para serem presenteadas na data. Os nomes dos kits também podem incluir termos relacionados à Páscoa, personalizando ainda mais sua campanha.


5. Divulgue suas campanhas

Para que os clientes sejam impactados com as suas campanhas, é essencial divulgá-las, seja investindo em mídia paga, enviando e-mail marketing ou fazendo ações especiais nas redes sociais. Também vale dedicar uma seção específica do seu site para os produtos e promoções da Páscoa.

Para quem vende ovos de chocolate tradicionais a valores competitivos, uma boa estratégia é se cadastrar em comparadores de preços, como Buscapé e Zoom. Assim, você consegue se destacar para os consumidores que buscam as melhores ofertas para a data.