22/06/2020 https://abcomm.org/

Como aumentar as visitas no seu site de forma orgânica: conheça 5 dicas

Você criou uma loja virtual, carregou os produtos, organizou tudo, mas não tem tráfego em seu e-commerce? Se você tem se perguntado como aumentar as visitas no site, este artigo vai te ajudar.

Vamos conhecer cinco dicas de estratégias orgânicas — ou seja, não pagas e que demandam apenas mão de obra e tempo investidos — para que cada vez mais pessoas acessem sua loja virtual e conheçam seus produtos. Dessa forma, as chances de que você consiga vender mais aumentam.

Então, vamos começar?

1. Trabalhe o SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de otimização do site para que ele seja reconhecido pelos mecanismos de busca — como o Google — e possa ficar bem posicionado nas páginas de resultado.

Existem algumas ações realizadas nas páginas, como planejar as melhores palavras-chave para os títulos e descrições dos produtos, e outras, no sistema, como garantir que seu site seja responsivo para dispositivos móveis. Esse conjunto é que vai levar seu e-commerce a ficar melhor posicionado no Google.

Para garantir que o sistema do seu site seja otimizado para SEO é necessário se certificar de que sua plataforma de e-commerce oferece essas condições aos lojistas. Certifique-se de que o serviço possibilita, além da responsividade mobile, o rápido carregamento das páginas.

2. Tenha um blog

O blog também é uma ótima forma de atrair visitantes para seu site. Por meio do marketing de conteúdo, você será capaz de levar pessoas que estavam querendo se informar sobre determinado assunto a conhecer sua marca.

Portanto, em seu blog, você deve focar não em divulgar diretamente seus produtos, mas em falar sobre temas relacionados a eles. Por exemplo, se você tem um e-commerce de roupas, pode escrever sobre tendências da moda em seus artigos. Dessa forma, um visitante que leia em seu blog sobre determinada peça de roupa em alta pode encontrar o produto para satisfazer aquela necessidade em sua loja virtual.

3. Utilize as redes sociais para postar conteúdo

Com bilhões de usuários em todo o mundo, as redes sociais podem ser poderosas ferramentas na hora de aumentar as visitas no seu site. Por esse motivo, é importante que sua marca tenha perfis naquelas mais utilizadas pelo seu público.

Foque em produzir conteúdo relevante, mas também em apresentar seus produtos, com links. Assim, você pode chamar a atenção dos seguidores para seu negócio e levar aqueles que se interessarem pelos artigos até seu e-commerce.

Nesse contexto, o Instagram Shopping pode ser um ótimo aliado, uma vez que permite que os preços e links para as páginas de produtos sejam colocados diretamente nas fotos. Certifique-se apenas de que sua persona realmente utiliza o Instagram com frequência antes de investir nessa estratégia, certo?

4. Cadastre-se no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do buscador que permite que empresas cadastrem seu endereço, horários de funcionamento, além de exibir avaliações de usuários, entre outras informações.

Se, além do e-commerce, você possui uma loja física, essa é uma boa forma para que sua empresa apareça em evidência na página de resultados do Google. O Meu Negócio é apresentado como na imagem a seguir:

5. Use o e-mail marketing

Por fim, o e-mail marketing também é uma estratégia que pode levar as pessoas ao seu site e pode ser realizada a partir de ferramentas gratuitas.

A ideia é formar uma base de clientes, a partir de vendas que você já tenha feito ou outros tipos de cadastro em seu e-commerce. Então, você pode mandar newsletters de conteúdo do seu blog, ofertas especiais e lançamentos.

Seguindo a mesma lógica do blog e das redes sociais, a ideia é oferecer conteúdos que podem gerar interesse no público. Caso contrário, eles não abrirão os e-mails e, muito menos, clicarão nos links que levam ao seu site. Nesse sentido, preste atenção especial ao assunto dos e-mails enviados, para que as pessoas tenham vontade de lê-los.

Tudo certo?

Esperamos que, com essas dicas, você tenha tirado suas dúvidas sobre como aumentar as visitas no seu site de forma orgânica. É claro que você precisará investir tempo para colocá-las em prática, mas não será necessário pagar para utilizá-las.

Além disso, à medida que você for focando em mais delas, os resultados começarão a aparecer. Mas priorize em realizar uma de cada vez, com capricho, ao invés de tentar fazer tudo de uma vez e não conseguir dar a devida atenção. Desse modo, você garante retornos melhores para seu negócio.

Então, está pronto para atrair mais visitantes para seu e-commerce?