22/05/2020 https://meunegocio.uol.com.br

O Google já anunciou: seu navegador, o Google Chrome, vai começar agora, em janeiro, a notificar os usuários que estiverem acessando sites sem certificado de segurança SSL.

O SSL (Security Sockets Layer) garante que todas as informações trocadas entre navegador e servidor do site sejam criptografadas e protegidas de pessoas que possam interceptá-las.

Apesar de já aparecer um cadeado ao lado do endereço no browser do Google, sinalizando que o site é seguro, de acordo com o comunicado oficial do Google, os usuários normalmente não se dão conta quando estão entrando em um site sem certificado.

Assim, o aviso vai ajudar, ainda mais, os consumidores a identificar sites que podem não ser totalmente seguros para navegação, sobretudo aqueles em que existe a necessidade de preencher dados pessoais e bancários, como senhas e números de cartão de crédito.

Outros navegadores também populares, como Mozilla Firefox, Safari e Internet Explorer, devem tomar a mesma medida.

Por que eu devo ter um certificado de segurança?

Os sites que contêm o certificado SSL são iniciados por HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure), um protocolo de transferência hipertexto que tem uma camada extra de segurança. Os sites que não possuem o certificado são iniciados por HTTP (Hyper Text Transfer Protocol).

Provavelmente, a atualização do Google em sinalizar mais abertamente a ausência de  certificados de segurança nos sites também está ligada ao fato de os algoritmos de suas buscas priorizarem sites com protocolo HTTPS na exibição orgânica das páginas de resultados.

Só isso já é um fator para que você considere agregar um certificado de segurança ao seu site. Afinal, quem tem um site na internet quer que ele esteja bem posicionado no Google, não é mesmo?

E tem mais: considerando que a confiança em um site é um fator decisivo no processo de compra, esse é outro bom motivo para aproveitar o momento e adquirir um certificado de segurança.

Como os sites que não são seguros serão identificados

Quem continuar com o endereço sem certificado de segurança estará sujeito à marcação de site não seguro. O aviso será sinalizado com uma indicação em vermelho, o que deve chamar, ainda mais, a atenção dos visitantes da página.

Não tenho certificado de segurança, e agora?

A decisão, naturalmente, força os donos de lojas virtuais, sites e blogs a pensar na possibilidade de adquirir os protocolos de segurança HTTPS. Por conta disso, não tem jeito, se você não quiser ser tachado como um site não seguro, será preciso contratar um.

Vale ressaltar que se você utiliza referências a outros endereços nas páginas que compõem o seu site, como imagens, programação e outros componentes, é importante que eles também utilizem o protocolo HTTPS. Caso contrário, mesmo utilizando o protocolo HTTPS seu site pode ser caracterizado como inseguro.

Aproveite para conhecer os certificados de segurança SSL do UOL HOST e garanta acesso a transações mais seguras entre você e seus clientes, um melhor posicionamento no Google e a certeza de que os navegadores vão marcar seu site como um ambiente seguro para navegar.