27/02/2020

Não existe dúvida de que a Internet consiste, hoje, no meio mais procurado para lançar novos projetos e negócios e, por isso mesmo, o empreendedorismo internacional tem-se sentido particularmente nos meandros da web.

O ano 2018 foi o ano no qual as estatísticas globais apontavam para um crescimento de 23% no número de lojas online. No mesmo ano, fazendo a análise de questões similares no Brasil, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) descobriria quer, apesar do grande número de lojas online brasileiras, o sucesso das mesmas não era proporcional. Segundo esta entidade, apenas 20% das lojas online brasileiras conseguia passar o marco do ano e meio de atividade, sendo que 60% não chegaria a completar os primeiros 12 meses.

Os números indicavam claramente uma realidade que não é exclusiva do brasil mas se sente de forma intensa em solo brasileiro: o de um mercado saturado, onde a permeabilidade é parca e existem dificuldades efetivas em criar e expandir novas marcas.

Apesar disto, o entusiasmo empreendedor no meio online parece não ter reduzido e, como tal, a busca por alternativas para garantir o sucesso continua a acontecer. Aspetos diversos fazem, pois, parte do segredo para conquistar o êxito. Desde as questões da criação da marca e da sua identidade, passando pela gestão logística e a comunicação com os públicos, muitos são os passos a dar.

O segredo do sucesso em e-commerce passa grandemente pela parte inicial da criação e edificação de uma marca sólida, que permita, posteriormente, uma gestão mais simples, tanto em termos logísticos como de comunicação. Assim, apresentaremos, hoje, os 4 primeiros passos para o sucesso, para que saiba quais os aspetos fulcrais para se preocupar numa primeira fase e possa, a partir daí, construir o futuro bem sucedido que tanto deseja.

Passo 1: A criação de uma frase impactante

Se pensar nas grandes marcas da atualidade, pode acontecer que lhe saltem frases impactantes à mente. “I’m lovin’ it”, “Take a break” ou “Just do it” são exemplos claros de frases que quase dispensam que se diga o nome das marcas que os acompanham e que são, neste caso, a McDonalds, o KitKat e a Nike.

Estes exemplos, como muitos outros em seu lugar mostram que criar slogan é fulcral para que uma marca possa atingir, de forma positiva e duradoura, os seus potenciais clientes.

Sendo um dos principais elementos que compõem a identidade de uma marca, o slogan é também um ponto de incrível conexão com o público-alvo, devendo cativá-lo. Para que tal aconteça, é importante que se utilizem frases breves, impactantes, incisivas e de fácil memorização. O uso do humor pode ajudar na conquista da atenção do público.

A sonoridade do slogan é também muito importante, já que esta poderá cumprir um papel similar aos jingles, destacando a sua marca.

Existem, na atualidade, formas gratuitas de conseguir um bom slogan, nomeadamente através dos geradores digitais.

Passo 2: A criação de um nome forte

Tenha criado primeiro o slogan ou não, o nome surge como o principal elemento da identidade da marca e, como tal, é aquele ao qual deve prestar maior atenção.

Tal como o slogan, o nome é um elemento de reconhecimento, que permite que a marca ganhe vida face aos seus clientes em potencial. Este nome deve ser forte e distinto, tendo em si os traços que mais destacam a marca ou que possam criar curiosidade e apelo nos consumidores.

Servindo para que o público reconheça a marca, este deve ser fácil de decorar, único e, principalmente, evitar a similaridade com nomes semelhantes, principalmente se estes forem de marcas conceituadas.

No momento de dar o nome à sua marca lembre-se ainda de verificar se o domínio correspondente na Internet ainda se encontra disponível para que nele consiga fazer o alojamento da sua loja online.

Passo 3: Criar o logotipo da sua marca

Os designers serão os primeiros a compreender este conceito: a imagem é tudo! Quando se cria uma empresa, uma parte fundamental da sua identidade visual é o logótipo e, por isso, tal como o nome e o slogan, este deve ser fácil de identificar e diferenciador, recorrendo às cores e formas que possam garantir o interesse do público e estimular o desejo de compra no mesmo.

Existem muitos traços a pensar no momento de criar um logótipo que cative o consumidor e, felizmente, geradores online permitem, agora, que o faça de forma gratuita, conseguindo uma identidade visual forte e única para a sua marca.

Passo 4: Criar espaços nas mídias sociais

Hoje, plataformas como o Facebook, o Twitter e o Instagram são verdadeiras redes de encontro com clientes em potencial.

Assim, um dos passos para o sucesso, depois de cumpridos os três primeiros, será lançar a sua marca nestas plataformas.

Elas permitirão a promoção da marca, a apresentação dos produtos e ainda uma forma mais simples e direta de contacto com os seus clientes.